segunda-feira, 21 de maio de 2007

Entrevista com o vice-presidente da camara municipal do Porto

À conversa com ... …. Dr. Álvaro Castelo Branco, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto!Ana Castro aventura-se e aborda o Sr. Vice – Presidente, que muito amavelmente me recebeu no seu local de trabalho, com algumas questões que penso ser do interesse de todos.Ou mesmo que não sejam, no mínimo já muita gente se questionou sobre estes assuntos, mesmo que inconscientemente o tenham feito.O tema de conversa de certeza que vos agradará a todos: “Qualidade de vida na cidade do Porto”.Foram questões simples e directas, tal como as respostas.Eis as minhas questões…

Quais as prioridades para 2007?
3 Prioridades:
- Coesão social (a inexistência de coesão social é o maior problema no Porto, há uma grande deficiência na classe média, há um enorme contraste de classes)
- Tentar acabar com os bairros sociais (20% da população portuense vive em habitações sociais, e isto tem de ser atacado o quanto antes, tentando melhorar a qualidade dessa mesma população, prestar ajuda social e educacional nas escolas, não construir nem mais uma casa social, criar um subsidio social e tentar colocar estas pessoas num meio que seja mais favorável ao seu envolvimento social)
- Melhorar a mobilidade

Obras públicas para 2007…?
Vou apenas citar algumas….
Poderão nestes sítios ser feitas obras em 2007…
- Quinta do Covelo (Requalificar)
-O eléctrico na baixa
-Parque oriental
-construir o Hospital da Cuff (ficará em frente ao Hospital de Magalhães Lemos)
-ser criada uma nova avenida entre a praça do império e a Av. da Boavista
-Parque da cidade (criar um complexo desportivo)
-Mercado do Bolhão (Requalificar)
-Pólo Universitário
-Praça de Lisboa (Requalificar)
-Palácio de cristal

A insegurança na baixa, o que pretende a câmara fazer para transmitir aos portuenses alguma segurança no Porto?
Bem…. Há aqui dois tipos de segurança distintos, a segurança real e a segurança aparente. Os números de criminalidade não nos levam a dizer que a baixa é insegura, logo a falta de segurança não será assim tanta, claro que em termos de segurança aparente já não é bem assim.Entende – se que as pessoas tenham medo e se sintam inseguras na baixa, pois à noite não se vê ninguém nas ruas. Mas voltando a focar os números de criminalidade, estes não nos levam, a dizer que a baixa é insegura.

A falta de estacionamento…?
O metro já é uma grande ajuda… mas este ponto não passa só por ai… passa também pela requalificação da baixa que terá de ter estacionamento, vão ser também criados quarteirões com espaços para estacionamento, pois temos de ter em atenção que na via pública já não é possível fazer mais nenhum tipo de estacionamento, mas principalmente passará tudo por uma política forte, tentando assim que as pessoas utilizem outro tipo de transportes.

O desporto e o lazer na cidade do Porto…?
Foi criada há cerca de três meses uma instituição chamada “Porto Lazer” que ficará encarregue da área relativa ao desporto e ao lazer na cidade do Porto.Podendo divulgar que estão em mente algumas ideias, como por exemplo no parque da cidade, alugar bicicletas, a construção de WC (já a decorrer), e a criação de um complexo desportivo.

Questões ligadas ao ambiente…?
Vai ser criada uma agência de energia constituída por 22 sócios, um deles sendo a câmara do porto com 51%, a Galp com 10%, a EDP também com 10%, entre outros.Esta agência consiste em estudar a questão energética do Porto.Por exemplo se uma pessoa quiser por em sua casa um sistema de fornecimento de energia alternativa não tem ninguém que lhe possa fazer um estudo sobre qual a melhor maneira de obter este tipo de energia em sua casa.Esta agência encarregar se a deste tipo de estudos e também de tentar criar soluções energéticas para bairros sociais, pois existem no Porto 15 mil habitações sociais e 70 mil pessoas a usufruírem das mesma. Se formos a ver há um enorme consumo energético por parte dos bairros sociais.

A prostituição na cidade do Porto…?
“Legalizava-as as a todas e enfiava-as num espaço fechado, e quem saísse de lá, pagava uma multa alta.” Palavras do Sr. Vice-presidente, e que de certeza todos estamos de acordo, mas como isso não é possível nem a câmara nem ninguém poderá “resolver” este tão grande problema, que podemos também relacionar com uma questão acima mencionada… a insegurança na baixa do porto. É um dos grandes motivos que faz com que a baixa se torne desconfortável de noite e faça com que muitos portuenses evitem passar em determinados sítios da baixa. O que provoca uma baixa deserta, escura e desagradável.
2 Factores que realmente preocupem o Sr. Vice-Presidente … …. Relacionados com o país…?
Não podendo relacionar com a câmara…
-situação económica
- Serviço Nacional de Saúde
Se pudesse classificar a qualidade de vida no Porto de 0 a 10, que pontuação dava?
- 6

Espero desde já que esta informação seja interessante e útil, teria gostado de abordar o Sr.Vice-Presidente com muitas outras questões mas não nos foi possível, pois já estava há uma hora e meia a falar com o Dr. Álvaro Castelo Branco, a quem desde já agradeço o facto de me ter tão amavelmente recebido.

Nenhum comentário: